sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
Relato da última reunião
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Em Gameleira de Goiás
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
São Miguel do Passa Quatro recebe o CE da Estrada de Ferro
Ata de n° 07 aos dezoito de setembro de 2008, no Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado em São Miguel do Passa Quatro - Go, aconteceu à reunião do Coletivo Educador que contou com a presença dos representantes das seguintes instituições: Aprendizado Marista Padre Lancísio-Escola Ambiental, SEE/NEA, SEMARH-GO, Flona de Silvânia-ICMBIO. Também estiveram presentes representantes das seguintes instituições do município de São Miguel do Passa Quatro: José Afonso, Luci, Minéia, Célia e Neuza - Colégio Estadual Adonias Lemes do Prado, Ilma - Secretaria Municicipal de Educação, Francilma - Escola de Educação Infantil, Fernando - Vigilância Sanitária Ambiental. Apresentação “(acolhida), filme:” Somos “exemplos para os nossos filhos”, texto: Olhe. Foi feita uma apresentação dos participantes. Dalmo fez uma breve apresentação sobre o envolvimento dos colaboradores, explicou os panfletos entregues para todos os participantes/panfletos relacionados com a Unidade de Conservação, Centro Nacional de Conservação e Manejo de Répteis e Anfíbios_ RAN). Para o dia da árvore foi entregue uma amostra da semente de Copaíba. Denise falou sobre a Escola Ambiental e o trabalho desenvolvido na Sala Verde. Denise deu seguimento falando sobre o que é o Coletivo Educador. Dalmo fez o levantamento do potencial desse grupo e seus objetivos, juntamente com os parceiros. Dalmo apresenta a Introdução do Projeto. Luci levantou o problema de articular pessoas com relação á Educação Ambiental, levantou a importância de poupar o meio ambiente com desperdícios reutilizáveis. Denise esclareceu o objetivo Geral do Coletivo Educador. Dalmo retomou os objetivos específicos. Célia divulgou um trabalho a ser desenvolvido com os alunos, com foco nas problemáticas do Cerrado. Disse que ganharam 1 hectare para plantação de mudas com ajuda do poder publico.(promotor). O projeto se chama: ”É tempo de chover letras no Cerrado”, será realizado dia 20 e 22 de outubro. Foi mostrado através do Dalmo e Denise que a Escola Ambiental e o ICMbio-Flona_Silvânia poderá ajudar neste projeto com doação de mudas e oficinas de reutilização de resíduos sólidos neste projeto, pois esta ação é característica do Coletivo Educador. José levantou os problemas da cidade causados por moscas e caramujo africano, dificultando na continuação do trabalho de horta da escola, devido à utilização da água sendo ocupada por esses indivíduos. Dalmo dá sugestões quanto à documentação de monitoramento pra controle desses indivíduos.
Os participantes levantaram os problemas ambientais da cidade como, por exemplo, a água que se encontra com problemas, devido que sua distribuição na cidade é feita por poço artesiano e que a água está devidamente imprópria para consumo, pois está apresentando cor e ainda sabor desagradável, dificultando o trabalho das donas de casa para lavar roupas, cozinhar, etc. Foi feita uma reflexão e discussão sobre esse problema e como poderiam resolver. Denise então expôs para os participantes a seriedade do projeto, colocando se eles gostariam de estar participando do projeto. Ilma Maria levantou o problema das lavouras excessivas da cidade, complementada por Célia. Dalmo comparou com os problemas vividos por Silvânia. A escola Adonias Lemes do Prado se dispôs a participar do Encontrão do Coletivo Educador que será realizado e novembro em Silvânia. Ilzabeth falou sobre a Conferência ‘Vamos Cuidar do Brasil’. Josimeire falou do Congresso Goiano de Educação Ambiental. Assim foi encerrada a reunião, ficando confirmada a colaboração de todos os participantes em se integrar no projeto do Coletivo Educador, sendo confirmada a próxima reunião em Gameleira de Goiás nesta segunda-feira, 22/09/2008.
Encontro do Coletivo Educador em Vianópolis (GO)
quinta-feira, 28 de agosto de 2008
Visita a Bonfinópolis
Iniciou-se a reunião do Coletivo Educador Estrada de Ferro com a apresentação dos participantes da reunião. Marcio, então agradeceu a articulação da professora Eliete que mobilizou os cidadãos da cidade, dando importância da presença dessas pessoas do município, para integrar-se no Meio Ambiente. Foi assim feita pelo Marcio a apresentação em data show do projeto/ação. Partindo desse momento ficou aberta a comunidade, alguns questionamentos ou duvidas sobre o projeto. Marcio então orientou as pessoas presentes do município de como elas poderiam ser participantes deste projeto. Dalmo expôs que o ICMBio (FLONA de Silvânia), poderia estar fornecendo cursos ou preparações para a população destes municípios como por exemplo: Combate e Prevenção de Incêndio em Vegetação, que é um problema para o cerrado e município.Foi colocado que o Coletivo é um ajudando o outro, formando um conjunto e elaborando cursos, ou projetos sócio-ambientais.Adeclides, fortaleceu que só depois que cada município levantar seu problema ambiental,o MMA através do Coletivo Educador poderá fornecer recursos na ajuda desses problemas. Divilmar Pires colocou-se a disposição do Coletivo Educador fortalecendo que faz parte do Plano Diretor daquela cidade, podendo facilitar recursos para a questão do Meio Ambiente. Foi então firmada uma parceria com a professora Eliete, que vai estar colocando para o grupo do Coletivo Educador situações da cidade de Bonfinópolis, pois esta integrada no Coletivo Educador Estrada de Ferro. Passou-se então para o Cronograma /Calendário 2008. Ficando marcada a próxima reunião para o dia 08/09 no município de Vianópolis, havendo possibilidades nesse mesmo dia no município de Passa Quatro (á confirmar).
Outros informes: De
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Bonfinópolis recebe visita do Coletivo Educador da Estrada de Ferro
Iniciou-se a reunião do Coletivo Educador Estrada de Ferro com a fala do Márcio, dando à importância de se trabalhar a realidade local do Município com problemas, como o lixo, resíduos sólidos e etc. Por isso teria sido importante a presença nesta reunião de pessoas da cidade, pois o objetivo seria articular as pessoas do município, pois elas seriam multiplicadoras ambientais. Logo a coordenadora da escola Municipal Amaro Gonzaga, Ângela, participou focando que está integrada nas questões do meio ambiente e é preocupada com o mesmo, participando ate de reuniões em outro município, assim Márcio expôs que é importante a participação de todos onde se faz necessário participar para ajudar a comunidade, como jovens, igrejas, escolas. Os parceiros então propuseram a Ângela como seria importante a participação dela, ela então se dispôs a estar integrada nesta ação. Dalmo representante da FLONA-Silvânia disse que possui vários projetos que também influi no município de Leopoldo de Bulhões e expôs que a FLONA estaria a disposição já que parte da floresta se encontra no mesmo. Rosemeire expôs para os participantes da reunião, a cartilha da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil “Vamos Cuidar do Brasil”, esta cartilha esta sendo distribuída em todas as escolas municipais e estaduais, é baseada nas temáticas das mudanças ambientais sobre todos os elementos naturais. Tem por objetivo fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino. Márcio ressaltou que esta conferencia não esta diretamente relacionada com o Coletivo Educador, porém são a mesma equipe justificando a divulgação de envolver e articular toda a rede de ensino e sociedade mostrando também o trabalho do Coletivo Educador. Ficando assim, agendada uma reunião no Colégio Salim Afiune para o dia treze de Setembro para divulgação do mesmo. Ficou também agendada para o dia vinte e cinco de Setembro a próxima reunião do Coletivo Educador no município de Bonfinópolis.
terça-feira, 5 de agosto de 2008
Coletivo Educador em Orizona (GO)
Ata de n° 02 aos trinta de junho de dois mil e oito, na Sala Verde Ribeirão Santa Bárbara no município de Orizona, aconteceu à reunião do Coletivo Educador que contou com a presença dos representantes das seguintes instituições: Aprendizado Marista Padre Lancísio, Subsecretaria Regional de Educação, Secretaria de Estado da Educação, Coletivo Jovem de Meio Ambiental/REIA-GO, SEMARH-GO, Flona de Silvânia-IBAMA, SEDUC-GO, Sala Verde Orizona, Colégio Estadual Senador José da Costa Pereira, Casa de Cultura – Ozn, e Comunidade.
Iniciou-se com uma acolhida feita pela professora Neuza com o tema, “Onde Deus está?” logo apresentou um texto sobre a reflexão a Natureza. Logo o Marcio da SEMARH começou uma apresentação sobre o Coletivo Educador, destacando as três principais fases, justificando que são pessoas dentro da educação que poderão estar articulando a educação ambiental dentro desse projeto. Foi mostrado pela Rosemeire da SEDUC o cronograma anual dos trabalhos que serão realizados. Começamos então a fazer o levantamento das instituições. O Marcio então disse que o único perfil selecionado foi o, socioeconômico do município de Orizona. Com esse perfil foram demonstrados aspectos físicos (povoados), devido aos problemas técnicos ocorrido com os slides, esses aspectos foram apresentados através de um mapa, onde a Neuza apresentou o Patrimônio ambiental do município de Orizona, foi o organizado um trabalho de campo para esta apresentação com os aspectos ambientais, culturais, sociais e políticos, Neuza expôs que foi muito trabalhoso por que está no mapa todos os povoados, comunidades e micro regiões. Houve duvidas quanto a Distrito e Povoado, justificando que tudo é comandado pelo prefeito e cada vereador representa os povoados, cada Distrito tem seu administrador, então Neuza disse que o mapa representa os limites do município sendo que Orizona possui três rios fazendo divisa com: Silvânia, Luziânia, Ipameri, Urutaí, Pires do Rio e Vianopolis. O trabalho foi feito em seis meses, dezoito trabalhos de campo, duas mil fotos on-line. E com esse trabalho surgiu à Carta Verde onde ela apresenta um Informativo Ambiental onde ela manda para toda essa comunidade, e as escolas a cada mês, é um documento com cada característica de cada região. Assim o Marcio demonstrou que é necessário que os parceiros tenham consciência que é importante ajudar a Sala Verde de Orizona, pois o trabalho é grande. Houve uma reflexão sobre estar faltando recursos para a Sala Verde, pois esta faltando pessoas para ajudar na Educação Ambiental. Neuza propôs que a Sala Verde tem muita parceria, mas não esta presa em Documento. Houve um levantamento e o problema maior do município é o lixão. E a Sala Verde juntamente com a Igreja sofreram ameaças dos catadores de lixo. Neuza expôs que, conhecer o território é isso, ver os problemas e tentar levanta-los, ela também ficou responsável de enviar as pessoas ou instituições que são parceiras, mas não estão documentadas. Passando assim para os avisos: No dia 15, 16 e 17 de agosto acontecerá a I Mostra de Orquídeas, Artesanato e Meio Ambiente de Orizona, foi mostrado através do Diogo o I congresso Goiano de Educação Ambiental, que ocorrerá entre os dias 15 e 18 de outubro de 2008, no centro de cultura e eventos da UFG em Goiânia, este congresso visa fortalecer a EA e discutir as questões ambientais. A professora Rose da SEDUC-GO também comunicou sobre a III Conferencia Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente que está envolvida e diretamente relacionada com o Coletivo Jovem de Meio Ambiente e conectado ao Coletivo Educador da Estrada de Ferro, assim foi fechada a reunião com o agradecimento do Marcio da SEMARH, e da professora Neuza coordenadora da Sala Verde Ribeirão Santa Bárbara, do município de Orizona-Go.
quinta-feira, 19 de junho de 2008
II Seminário do Coletivo Educador Território Estrada de Ferro - Orizona
A Sala Verde Ribeirão Santa Bárbara – Pólo de Educação Ambiental de Orizona, em parceria com a SMEO – Secretaria Municipal de Educação de Orizona e o Aprendizado Marista Padre Lancísio – Escola Ambiental, convida os parceiros para participarem do II Seminário do COLETIVO EDUCADOR TERRITÓRIO ESTRADA DE FERRO em Orizona.
Data: 30 de Junho 2008
Horário: 9:00h às 11:00h
Local: Sala Verde Ribeirão Santa Bárbara
Endereço:
Colégio Est. Senador José da Costa Pereira – Praça Luís Inácio Martins Araújo Bairro Nossa Senhora de Fátima – nº 53 – Orizona – Goiás
Programação:
9:00h – Acolhida - Neusa Mª Canedo Eduardo
9:15mim – Apresentação do Plano de Trabalho – Telma e Denise
9: 45min – Levantamento das Instituições que desenvolvem Educação Ambiental 10:30h - Encaminhamentos...
11:00h - Lanche
Instituições Parceiras: Secretaria de Educação – SEE – Gerência de Educação Ambiental e Subsecretaria Regional de Silvânia, Secretaria de Meio Ambiente – SEMARH, Escolinha- Saneago, Coletivo Jovem do Meio Ambiente, Universidade Federal de Goiás – Sala Verde, Universidade Estadual de Goiás – Unidade de Silvânia, Caixa Econômica – GIDUR Sala Verde, Rádio Rio Vermelho, Sala Verde Ribeirão Santa Bárbara, SMEO - Secretaria Municipal de Educação de Orizona, IBAMA – RAN, NEA e ICMBIO Flona de Silvânia, Coletivo Jovem de Silvânia.
A sua presença é indispensável para o sucesso do nosso evento!
Por gentileza confirme a sua presença pelo e-mail: salaverde.orizona@yahoo.com.br
Cordialmente,
Coordenadora da Sala Verde e,
Pós Graduanda em Gestão Ambiental
ATA DO COLETIVO EDUCADOR TERRITÓRIO ESTRADA DE FERRO
Estiveram presentes na reunião os seguintes parceiros:
- SEE/Gerência de Educação Ambiental – Rosimeire Mateus;
- SEE/SUDA – Adeclides Aparecido da Silva;
- Subsecretaria Regional de Silvânia – Dupla Pedagógica – Lisete Antônia;
- Coletivo Jovem de Meio Ambiente Goiás / REIA-GO – Diogo Damasceno e Patrícia Godinho;
- Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Silvânia – Ana Cristina Coutrim;
- SEMARH-GO – Márcio Barbosa;
- ICMBIO – Flona de Silvânia – GO – Dalmo Antônio;
- Rádio Rio Vermelho AM 1.190 de Silvânia – Márcia Lúcia de Sousa;
- Aprendizado Marista Pd. Lancísio – Escola Ambiental – Ir. Davi Nardi, Denise Braga, Maria das Dores e Telma Brito.
A reunião iniciou-se com o acolhimento do grupo na Sala Verde pelo Ir. Davi, coordenador do Coletivo Educador Território Estrada de Ferro fazendo uma reflexão do texto “As marcas estão construindo a sua história”, onde cada parceiro participou da leitura do texto. Em seguida o grupo se apresentou, passando a palavra para Profª. Telma, a qual fez uma apresentação do projeto do Coletivo Educador, explicitando o conceito, os objetivos, a metodologia e as fases de execução do projeto.
Após apresentação do plano de trabalho, teve um momento de reflexão e debate para o planejamento das ações. O Sr. Adeclides expôs a importância de um bom planejamento para que esse não seja mais um projeto inacabado, uma vez que a primeira etapa do projeto é complexa e se resume a construção do projeto político pedagógico do curso de formação.
A Profª Telma esclareceu que a dificuldade de execução das fases do projeto estava relacionada com a mudança continua dos representantes das Instituições Públicas parceiras, mas que o sucesso da realização do projeto dependia da participação de cada parceiro presente. O Diogo e a Patrícia reforçaram que o trabalho de Educadores Ambientais se concretiza com o compromisso e amor à causa.
Em seguida o grupo começou a definir o Calendário anual 2008 para execução das ações da fase I do projeto.
Ficando assim definido:
- 30/06 – II Seminário de Orizona na Sala Verde Ribeirão Santa Bárbara no período de 09h ás 11h para o levantamento das Instituições que desenvolvem Educação Ambiental, Popular e ambientalismos no Território Estrada de Ferro e articulação de parceria;
- 11/08 – I Seminário do Coletivo Educador no Município de Bonfinópolis, no período matutino: 09 às 11 h para apresentação do projeto e articulação de parcerias;
- 11/08 – I Seminário do Coletivo Educador no Município de Leopoldo de Bulhões, no período vespertino: 14 ás 17 h para apresentação do projeto e articulação de parcerias;
- 25/08 – Reunião na Sala Verde do Aprendizado Marista, no período de 09h ás 11h para avaliação dos seminários e planejamento dos seminários a serem realizados nos outros Municípios;
- 08/09 – I Seminário do Coletivo Educador no Município de Vianópolis no período matutino: 09h ás 11h para apresentação do projeto e articulação de parcerias;
- 08/09 – I Seminário do Coletivo Educador no Município de São Miguel do Passa Quatro no período vespertino: 14 h ás 17 h para apresentação do projeto e articulação de parceria;
- 22/09 – I Seminário do Coletivo Educador no Município de Gameleira de Goiás no período matutino de 09h ás 11 h para apresentação do projeto e articulação de parcerias;
- 22/09 – Reunião na Sala Verde no Aprendizado Marista para avaliação dos Seminários e planejamento do I Encontro do Coletivo Educador Território Estrada de Ferro em 08/11 em Silvânia;
- 15 a 18/10 - Coletivo Educador participará do I Congresso de Educação Ambiental de Goiás - Evento Integrado: I Encontro das Salas Verdes e Coletivos Educadores de Goiás;
- 08/11 – I Encontro do Coletivo Educador do Território Estrada de Ferro das 08 h ás 17 h no Aprendizado Marista em Silvânia.
Após a finalização do calendário, o Márcio e a Denise ficaram de apresentar na próxima reunião o levantamento das Instituições que trabalham Educação Ambiental na Região. O Diogo se dispôs a criar um BLOG do Coletivo Educador e ajudar na divulgação das ações via internet juntamente com Márcio. A Márcia se dispôs a divulgar ações a serem realizadas no Território via Rádio Rio Vermelho de Silvânia, a qual abrange todos os Municípios do Projeto.
Sem mais para o momento, nós Telma e Denise lavramos a presente ata.
segunda-feira, 16 de junho de 2008
I Encontro das Salas Verdes e Coletivos Educadores de Goiás
15 a 18 de outubro de 2008
Informações: www.iesa.ufg.br/congea

terça-feira, 10 de junho de 2008
Coletivo Educador da Estrada de Ferro retoma suas atividades em 2008
Aconteceu hoje (10/06), na Escola Ambiental – Aprendizado Marista Pe. Lancísio, localizada no município de Silvânia-GO a reunião de Planejamento do Coletivo Educador do Território Estrada de Ferro.
O encontro contou com a participação de parceiros do projeto na região, que atende os municípios de Bonfinópolis, Gameleira, Leopoldo de Bulhões, Orizona, São Miguel do Passa Quatro, Silvânia e Vianópolis.
Contribuíram com o Planejamento, representantes do Coletivo Jovem de Meio Ambiente, da Rede de Educação e Informação Ambiental de Goiás, da Secretaria de Estado da Educação, da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, do IBAMA e da Rádio Rio Vermelho, além de representantes do Aprendizado Marista, instituição proponente do projeto.
O que são os Coletivos Educadores?
Coletivos Educadores são conjuntos de instituições que atuam em processos formativos permanentes, participativos, continuados e voltados à totalidade e diversidade de habitantes de um determinado território.
O Coletivo Educador Território Estrada de Ferro é composto por educadores e educadoras que atuam no campo da educação ambiental, educação popular, ambientalismos e mobilização social.
O papel de um Coletivo Educador é promover a articulação institucional e de políticas públicas, a reflexão crítica acerca da problemática socioambiental, o aprofundamento conceitual e criar condições para o desenvolvimento continuado de ações e processos de formação em Educação Ambiental com a população do contexto, visando à sinergia dos processos de aprendizagem que contribuem para a construção de territórios sustentáveis.