quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Visita a Bonfinópolis

Ata de n° 04 aos vinte e cinco de agosto de dois mil e oito, na Câmera de Vereadores de Bonfinópolis, aconteceu à reunião do Coletivo Educador que contou com a presença dos representantes das seguintes instituiçoes: Aprendizado Marista Padre Lancísio,SEE/NEA, SEMARH-GO, Flona de Silvânia-ICMBIO, SEDUC/NEA-GO,Secretaria de Meio Ambiente de Bonfinópolis, Escola Municipal, Associação de Mulheres de Bonfinópolis(AMUB), Associação de Costureiras, Vereador Divilmar Pires, Secretaria de Obras e Transportes de Bonfinópolis .

Iniciou-se a reunião do Coletivo Educador Estrada de Ferro com a apresentação dos participantes da reunião. Marcio, então agradeceu a articulação da professora Eliete que mobilizou os cidadãos da cidade, dando importância da presença dessas pessoas do município, para integrar-se no Meio Ambiente. Foi assim feita pelo Marcio a apresentação em data show do projeto/ação. Partindo desse momento ficou aberta a comunidade, alguns questionamentos ou duvidas sobre o projeto. Marcio então orientou as pessoas presentes do município de como elas poderiam ser participantes deste projeto. Dalmo expôs que o ICMBio (FLONA de Silvânia), poderia estar fornecendo cursos ou preparações para a população destes municípios como por exemplo: Combate e Prevenção de Incêndio em Vegetação, que é um problema para o cerrado e município.Foi colocado que o Coletivo é um ajudando o outro, formando um conjunto e elaborando cursos, ou projetos sócio-ambientais.Adeclides, fortaleceu que só depois que cada município levantar seu problema ambiental,o MMA através do Coletivo Educador poderá fornecer recursos na ajuda desses problemas. Divilmar Pires colocou-se a disposição do Coletivo Educador fortalecendo que faz parte do Plano Diretor daquela cidade, podendo facilitar recursos para a questão do Meio Ambiente. Foi então firmada uma parceria com a professora Eliete, que vai estar colocando para o grupo do Coletivo Educador situações da cidade de Bonfinópolis, pois esta integrada no Coletivo Educador Estrada de Ferro. Passou-se então para o Cronograma /Calendário 2008. Ficando marcada a próxima reunião para o dia 08/09 no município de Vianópolis, havendo possibilidades nesse mesmo dia no município de Passa Quatro (á confirmar).

Outros informes: De 15 a 18 de Outubro, acontecerá dentro do I Congresso Goiano de Educação Ambiental, o I Encontro de Salas Verdes e Coletivos Educadores. E também a III Conferencia Nacional Infanto-Juvenil “Vamos Cuidar do Brasil”, onde cada escola recebe um kit contendo estudo das águas, ar, fogo, terra e para os professores Reflexões, Desafios e Cadernos de atividades para uma realização de uma conferencia na escola. Fechamos com o agradecimento do Marcio e da professora Eliete agradecendo a todos que participaram da reunião, tanto as associações de mulheres (AMUB), associação de costureiras, Secretaria de Obras e Transporte de Bonfinópolis, professoras e alunos presentes.

Nenhum comentário: